JOÃO, A TRAJETÓRIA DE UM APOSTOLO , por Mario Arcangelo Martinelli

segunda-feira, abril 20, 2015 7:43 PM Postado por mario arcangelo martinelli

São João Evangelista ou Apóstolo João, foi um dos doze apóstolos de Jesus e além do Evangelho segundo João, também escreveu as três epístolas de João (1, 2, e 3) e o livro  do Apocalipse.
João seria o mais novo dos 12 discípulos, tinha provavelmente cerca de vinte e quatro anos de  idade à altura do seu chamado por Jesus. Consta que seria solteiro e vivia com os seus pais em Betsaida. Era pescador de profissão, consertava as redes de pesca. Trabalhava junto com  seu irmão Tiago Maior, e em provável sociedade com André e Pedro.
Foi manifesta nos livros da Bíblia a admiração de João por Jesus. Jesus chamou-lhe o Filho do Trovão e posteriormente ele foi considerado o "Discípulo Amado".
Também ele e seu irmão, Tiago, pedem para ficar um ao lado direito, outro ao lado esquerdo de Jesus quando estiverem no céu, além de serem batiza dos no mesmo batismo de Jesus, tendo por isso sido levemente repreendidos por Jesus e causado certa inveja entre os demais apóstolos.
Segundo os registros do "Novo testamento", João foi o apóstolo que seguiu com Jesus, na noite em que foi preso e foi corajoso ao ponto de acompanhar o seu Mestre até à morte na cruz.
A História conta que João esteve presente, e ao alcance de Jesus, até a última hora, e foi-lhe entregue a missão de tomar conta de Maria, a mãe de Jesus.
Mais tarde João esteve fortemente ligado a Pedra nas atividades iniciais do movimento cristão, tornando-se um dos principais sustentáculos da Igreja de Jerusalém.
Foi o principal apoio de Pedro, no Dia de Pentecostes.
É tradição constante e ininterrupta que pregou na Ásia Menor, especialmente em Éfeso, onde teria encerrado o ministério com morte em idade muito avançada.
Depois da morte e martírio de Tiago, o Justo (também conhecido como Irmão do Senhor), João teria se dirigido à Ásia Menor, onde dirigiu a importante e influente comunidade cristã de Éfeso, fundada por Paulo anos antes. João esteve várias vezes na prisão, foi torturado e exilado para a Ilha de Patmos, por um período de cerca de quatro anos, onde teria escrito o Apocalipse até que o cruel imperador Domiciano foi assassinado e o manso imperador Nerva chegasse ao poder em Roma. 
Um pai da igreja chamado Tertuliano diz que ele foi lançado num  caldeirão de óleo fervente,saiu ileso e então foi exilado para a ilha de Patmos, onde escreveu o Apocalipse.
João é conhecido como o mais chegado de Cristo, o apóstolo do amor. Mas por que ele é visto desta forma? João acompanhou Jesus até mesmo na hora de sua morte e esta foi uma atitude ousada, que poderia ter sido preso por andar com Jesus. Ele foi o único apóstolo a permanecer aos pés da cruz e por isso Jesus entregou Sua mãe aos cuidados dele (João 19:26-27).
João era irmão de Tiago, filho de Zebedeu (Marcos 1: 19).
Eles trabalhavam para o pai, consertando redes no barco, quando Jesus passou por eles e os chamou para seguí-Lo, pedido que foi imediatamente atendido. 
Um exemplo de prestatividade.


João se tornou amigo de Jesus, mas antes disso largou sua vida e andou com ele. Eles se conheceram mais, conforme o tempo passava, e as experiências com o poder de Deus,expressadas na vida de Cristo, ficavam cada vez mais evidentes. Não é assim quando se começa uma amizade?

Leva-se um tempo para alcançar um nível de zelo, compromisso e
consolo no relacionamento. E foi isso que aconteceu entre eles.

Ele foi preso e exilado na Ilha de Patmos por proclamar o nome de Jesus. 
esperança para um futuro cada vez mais próximo (Apocalipse 1 :3).
João e Thiago foram os únicos apóstolos que receberam de Cristo a autorização para sentar à direita e o outro à esquerda durante a última Ceia. 
beber, vos bebereis". 



E foi lá que recebeu revelações vívidas de Deus sobre o final do mundo, em que Jesus é vencedor e seu povo está do seu lado. Essas visões davam aconchego a uma igreja primitiva que sofria por causa de sua fé.
O livro do Apocalipse, escrito pelo apóstolo do amor, traz

Jesus disse "do cálice que eu beber, vos bebereis".

apóstolo do coração parece ter sido um jovem compulsivo, até porque foi o próprio Jesus 


É isso que Deus deseja: uma amizade incorruptível e verdadeira conosco. 
João cuidou da mãe de Jesus enquanto pastoreou a congregação em Éfeso, e ela morreu ali.
As revelações também fortalecem aqueles que sofrem por amor a Cristo, com preconceitos e
As visões e a morte natural de João mostram o quanto Jesus tinha por ele um amor.
Que este exemplo fidedigno de amizade e de amor ao próximo esteja latente em nossas vidas.

O seu evangelho difere dos outros três que são chamados sinóticos ou semelhantes. 
Ele viveu até o ano 100, e foi o único apóstolo ao qual não conseguiram matar os perseguidores. 
João se encarregou de cuidar da Maria Santíssima como o mais carinhoso dos filhos. Com Ela foi se evangelizar Éfeso e a acompanhou até a hora de sua gloriosa morte. 
O imperador Dominiciano quis matar o apóstolo São João e o fez ser atirado em uma panela de azeite fervente, mas ele saiu de lá mais jovem e mais são do que havia entrado, sendo banido da ilha de Patmos, onde foi escrito o Apocalipse. Depois voltou outra vez a Éfeso onde escreveu o Evangelho.


 A São João Evangelista é representado com uma águia ao lado, como símbolo da elevada espiritualidade que transmite com seus textos. 

Nenhum outro livro tem tão elevados pensamentos como seu Evangelho. 

Conforme assinala São Jerônimo quando São João era já muito ancião se fazia levar às reuniões dos cristãos e o único que lhes dizia sempre era isto: "irmãos, amai-vos uns aos outros". 

Uma vez lhe perguntaram por que repetia sempre o mesmo, e respondeu: "é que esse é o mandamento de Jesus, e se o cumprimos, todo o resto virá além disso". São Epifânio assinalou que São João morreu por volta do ano 100 aos 94 anos de idade.


Share/Bookmark

Comments (0)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...