Alcon : produtos matam peixes

segunda-feira, janeiro 14, 2008 2:10 PM Postado por MAM
Marcadores: , , , , , , ,



Tenho um tanque de peixes ornamentais com capacidade em torno de 60.000 lts de água.

Como a água se apresentava muito turva e verde, optei por fazer um tratamento para clarear-la.

No dia 8/12/07, adquiri, no PetShop Marginal (SP) dois produtos Alcon para tanques de peixes : o Clarificador (Floculador) e o Algicida.

No dia 11/12, fiz as aplicações seguindo as instruções dos rótulos.

No dia 12/12, minha mulher percebeu que os peixes não apareciam à tona para comer ração e então percebeu que vários estavam mortos, embaixo de uma cascata de filtragem e oxigenação.

Morreram 12 carpas adultas e de bom porte e vários outras menores. Felizmente ainda sobraram cerca de 20 peixes.

Ligamos então para o SAC da Alcon, onde nos foi informado de que se o tanque estava com muitas algas, não deveríamos ter aplicado os produtos. ESTA INSTRUÇÃO, POREM, NÃO APARECE NOS RÓTULOS.

Para salvarmos os peixes sobreviventes, fizemos uma extensa operação :

Removemos os adultos para um outro ambiente e os tratamos com bastante água fresca.

Fizemos o mesmo com pequenos filhotes, cerca de 25, que não resistiram à operação.

Esvaziamos todo o tanque (60.000 lts) e a água estava turva e fétida.

Limpamos o mesmo e o sistema de filtragem, removemos todos os materiais organicos e ainda utilizamos um aparelho Wap de alta pressão para remoção de algas que estivessem aderidas às paredes.

Deixamos o tanque seco por 3 dias e depois colocamos 30.000 lts de água. deixamos descansar por 2 dias e repusemos os peixes.

A água estava límpida e transparente e os peixes bem ativos.

Passados dois dias, caiu uma forte chuva em nossa região, cuja água captamos para o tanque, para completar os 60.000 lts.

No dia seguinte a água já estava turva de novo, verde escuro.

Concluímos que a água da chuva deve ter desequilibrado o ph da água e provocado o retorno das algas.

Fizemos nova aplicação dos produtos Alcon, para verificar se , desta vez, com o tanque limpo e água nova, obteríamos um bom resultado.

De novo os peixes restantes desapareceram e água continuou turva.

Tivemos um enorme prejuízo e muito, mas muito trabalho para superar a dificuldade gerada pela aplicação dos produtos Alcon.
Informada do ocorrido e instada a verificar qual defeito em seus produtos causou tantos problemas, a empresa não se manifestou.
Quanto à reparação dos danos.....você conhece a expressão " fez ouvidos moucos..." ?
Pois é.......

Share/Bookmark

Comments (3)

Comigo aconteceu a mesma coisa essa semana...perdi mais de 200 tilapias entre 14 e 16 centímetros. Nossa fiquei de coração partido. Ainda não tentei entrar em contato com a empresa. Estou pesquisando pq deu errado. Segui as instrucoes do rotulo e foi uma catastrofe.

Penso q se o produto não é 100% seguro não deveria ser comercializado ou então especificar todas as informações para evitar tais transtornos. Perdi mais de 300,00 em alevinos fora a ração de 13 semanas

Tenho um pequeno lago em casa o qual a água encontrava-se verde então comprei o produto da alcon floculador segui as instruções do rótulo do produto e para minha tristeza acabei com quase todos os meus peixes, me arrependo de ter usado este produto, não utilizo mais nada dessa marca, estavam todos bem por uma questão de estética matei meus peixes fica a dica para quem pretende utilizar este recurso, não mate seus peixes.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...