quinta-feira, março 06, 2008
3:19 PM
Postado por
MAM
Sou consultor de empresas e rodo cerca de 5.000 km mês na capital e na grande SP, passando por trechos de estrada, marginais, Jardins, Aeroporto,V.Olimpia ,Centro e outras regiões.
Diariamente passo por acidentes, às vezes dois ou mais, envolvendo caminhões e/ou motos.
Diariamente passo por acidentes, às vezes dois ou mais, envolvendo caminhões e/ou motos.
Como na aviação, frequentemente, passo também por situações de " quase acidentes", envolvendo invariavelmente esses veículos.
Se for feita uma estatística, comprovaremos que 90% dos acidentes da grande SP e proximidades, envolvem esses dois tipos de veículos.
Se for feita uma estatística, comprovaremos que 90% dos acidentes da grande SP e proximidades, envolvem esses dois tipos de veículos.
Os outros 10% são causados por automóveis dirigidos por " selváticos" (motoristas que se comportam com o se estivessem na selva) ou por motoristas inexperientes.
Mas na verdade, os caminhões é que estão com o destaque negativo. Um cliente, dono de transportadora, comentou que tem mantido 30% de sua frota inativa em função do aumento de acidentes envolvendo seus caminhões.
Quais são as causas ?
Várias :
1. aumento da movimentação de cargas em função do aquecimento economico
Mas na verdade, os caminhões é que estão com o destaque negativo. Um cliente, dono de transportadora, comentou que tem mantido 30% de sua frota inativa em função do aumento de acidentes envolvendo seus caminhões.
Quais são as causas ?
Várias :
1. aumento da movimentação de cargas em função do aquecimento economico
2. a frota de caminhões (e seus motoristas ) permaneceu muito tempo praticamente a mesma, durante o longo período de estagnação e baixa crescimento que o pais viveu.
3.os motoristas envelheceram e não havia oportunidade para uma renovação gradual dessa mão de obra;
4. neste aquecimento economico, as frotas estão contratando motoristas inexperientes e aposentados
5. os motoristas estão trabalhando em cargas horárias absurdas
Soluções :
1. FISCALIZAÇÃO, FISCALIZAÇÃO, FISCALIZAÇÃO.
Priorizar a fiscalização nos caminhões e motos. Tolerância zero nas regras de trânsito. Tolerância zero na documentação e no estado físico dos condutores.
Impor períodos mínimos entre saída de uma carga no ponto de origem e chegada da carga no ponto final, contemplando paradas de descanso e refeições. Ou seja, uma carga saída de BH à 6:00 hs da manhã não poderá chegar em qualquer ponto de SP antes das 18 hs do mesmo dia, sob pena de multa pesada para o condutor e para o proprietário da carga. No cálculo do percurso deve-se estimar uma velocidade média de 60 km/h e descanso de 15 min por hora de direção + paradas de 1 h para refeições, em cada período.
2. IMPLANTAÇÃO DOS TERMINAIS DE CARGA ANTES DAS MARGINAIS.
Soluções :
1. FISCALIZAÇÃO, FISCALIZAÇÃO, FISCALIZAÇÃO.
Priorizar a fiscalização nos caminhões e motos. Tolerância zero nas regras de trânsito. Tolerância zero na documentação e no estado físico dos condutores.
Impor períodos mínimos entre saída de uma carga no ponto de origem e chegada da carga no ponto final, contemplando paradas de descanso e refeições. Ou seja, uma carga saída de BH à 6:00 hs da manhã não poderá chegar em qualquer ponto de SP antes das 18 hs do mesmo dia, sob pena de multa pesada para o condutor e para o proprietário da carga. No cálculo do percurso deve-se estimar uma velocidade média de 60 km/h e descanso de 15 min por hora de direção + paradas de 1 h para refeições, em cada período.
2. IMPLANTAÇÃO DOS TERMINAIS DE CARGA ANTES DAS MARGINAIS.
3. PROIBIÇÃO DE CIRCULAÇÃO DE CAMINHÕES DE GRANDE PORTE NO CENTRO EXPANDIDO NOS HORÁRIOS DO RODIZIO.
4. Claro, melhora das condições físicas das rodovias e vias de grande circulação, bem como implantação de sistemas de monitoramento eletronico,
5. Criar categoria de habilitação " profissional " para pilotos de motos utilizadas comercialmente, com seleção e testes rigorosos.
É um começo....
É um começo....
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