O que você semeia no seu dia a dia?

quarta-feira, julho 31, 2013 11:55 AM Postado por mario arcangelo martinelli
Marcadores: , , ,

Paulo, o Apóstolo dos Gentios.


Como sabemos, Paulo, após sua conversão em Damasco e depois de três anos passados no deserto, em meditação e oração, dedicou-se a espalhar a Boa Nova (Evangelho de Cristo) aos outros povos fora de Israel.

Os ensinamentos de Cristo, por incrível que pareça, não eram facilmente aceitos pelos Judeus, que já acreditavam em um Deus único.

Eles eram muito arraigados aos ensinamentos da Bíblia, mais na sua forma do que na essência, que também era de amor ao próximo, caridade, reforma intima.

Os Judeus entendiam que Jesus Cristo era contra os ensinamentos de Moises e dos Profetas, o que não é verdade. Apenas Êle trocou a máxima "olho por olho, dente por dente", por "Amai-vos uns aos outros" e pregava "Perdoai setenta vezes sete vezes".

Então, Paulo foi pregar para os estrangeiros, chamados "Gentios".

Aqui vamos analisar um pouco de sua missão junto aos "Gálatas".

Os Gálatas eram os Celtas que habitaram na região sul do Danúbio e na Macedônia, chamada Galácia.

Por duas vezes Paulo visitou a região, durante a segunda e a terceira viagens missionarias.

Foram criadas ali algumas comunidades cristãs, formadas por pessoas convertidas do paganismo.

Pouco depois da saída de Paulo, essas comunidades foram agitadas por grupo chamados "judaizantes".

Eram Cristãos que não aceitavam o Evangelho livre pregado por Cristo e pretendiam submete-lo às formalidades judaicas, inclusive para a circuncisão.

Paulo escreveu sua epístola aos Gálatas, defendendo , com muita energia o Evangelho livre, pregando que a salvação vem pela fé e não pelas formalidades e rituais religiosos.

Não fosse a sempre enérgica intervenção de Paulo, os historiadores acreditam que o Cristianismo não passaria de uma seita Judaica de caráter messiânico ou profético.

Jamais seria uma religião universal.

Paulo sempre defendeu a pureza do Evangelho do Cristo, chegando a dizer que ainda que ele mesmo, Paulo, ou qualquer dos apóstolos, ou mesmo um anjo descido do céu vos anuncie um evangelho diferente daquele que vos anunciamos, seja amaldiçoado!

No capitulo 6 dessa epístola Paulo disse (1) Irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, vós que sois espirituais corrigi-o com delicadeza. Mas toma cuidado para que também tu não sejas tentado."

Disse mais adiante : (7)

Não vos enganei. Com Deus não se brinca. O que uma pessoa semear, também haverá de colher haverá de colher. e completou :
(8) Quem semear na sua carne, da carne colherá a perdição. Mas quem semear no Espirito, do Espirito colherá a vida Eterna"

Lembrava Paulo das palavras do Cristo no Sermão da Montanha :

João 6, 63 : O espirito é que dá a vida. A carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida.

Pois é, estamos plantando todos os dias.

Até quem está inativo e ocioso planta. Planta a imprevidência pois nada colherá de produtivo.

Diariamente também colhemos.

Se fomos solidários ontem, hoje com certeza receberemos solidariedade dos nossos semelhantes, vizinhos, amigos, colegas de trabalho.

Se fomos egoístas e orgulhosos, ontem, hoje serem ignorados e abandonados à própria sorte.

A colheita às vezes demora, como nos vegetais, que às vezes produzem em semanas e outras vezes demoram anos para frutificarem.

Ainda em nossos dias, temos muitas pessoas que pensam em lavar a honra com o sangue e a injustiça com represálias violentas e criminosas.

É o odio de ontem gerando guerras e disputas hoje, a ambição pessoal provocando a miséria dos ambiciosos, o prazeres fáceis, provocando quedas, conflitos e retificações dolorosas, inclusive através de doenças graves.

Até hoje, mais de 2.000 anos depois, somente alguns aprendizes do evangelho compreendem a necessidade de plantar a luz em si mesmos.

Como se faz isso?

Através da reforma intima, praticada diariamente, na singela formula de analisarmos como foi o nosso dia e nos propormos a agir  melhor amanhã.

Através da incorporação do amor ao próximo, a pratica do bem e a oração constante para mantermos nossos pensamentos elevados.

Assim, colheremos a  a paz, alegria, a felicidade que mais importa : aquela do espirito, que dinheiro algum compra.







Share/Bookmark

Comments (0)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...