JONAS E EU, Mario Arcangelo Martinelli

domingo, setembro 23, 2012 9:18 AM Postado por MAM
Marcadores: , , , ,


JONAS E EU,  Mario Arcangelo Martinelli

Na noite passada, minhas meninas (mulher e filhas), cachorros, gata  e papagaio adormeceram rapidinho e de repente me vi  só, porém tranquilo, pois o sábado havia sido calmo e produtivo.

Deitei-me também e abri a Biblia para fazer as minhas preces.

Como sempre, abro ao acaso e na maior das vezes, entendo que a mensagem me cai bem.

Ontem porém a leitura caiu em Jonas.

Nunca havia lido nada sobre Jonas e achei o relato interessante.

Deus disse a Jonas :

“ Levanta-te, vai a Nínive  e anuncia contra ela que sua maldade chegou a mim.”

Entendi que Jonas deveria ir à Nínive e alertar a cidade que Deus já estava cansado de sua iniquidade e que isso iria reverter contra os cidadãos.

Jonas, porém , não foi.  Preferiu fugir para Tarsis, “longe da face do Senhor.”

Comprou passagem em um barco e foi.

“Mas o Senhor lançou sobre o mar um vendaval, e houve no mar uma tão grande tempestade que o navio estava a ponto de naufragar.”

Jonas pediu para os marinheiros lançarem-no ao mar que a tempestade passaria.

Os marinheiros não queriam manchar as mãos com o sangue de Jonas, mas depois entenderam que era a vontade de Deus e o lançaram ao mar.

A tempestade passou.

“Deus então mandou que um peixe grande engolisse Jonas. Jonas permaneceu no ventre do peixe por três dias e três noites.”

Então Jonas OROU ao Senhor e o peixe o expeliu sobre a terra firme.

“A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas uma segunda vez: “Levanta-te, vai à Nínive, a grande cidade,  e anuncia-lhe a mensagem  que eu te disser””

Assim fez Jonas, pregando que a cidade seria destruída em 40 dias.

Os moradores de Nínive creram em Deus. Praticaram jejum” vestiram-se de roupas de sacos , desde o maior até o menor.”

Além do jejum, invocaram a Deus com fervor e cada qual “se converterá de seu caminho perverso e da violência que está em suas mãos.”

“Deus viu suas obras, como eles se converteram de seu caminho perverso, e se arrependeu do mal que lhes ameaçara fazer e não o fez.”

Mas Jonas não gostou e ficou indignado, pediu a morte para Deus.

Jonas saiu da cidade, não entendendo o sucesso de sua missão, talvez por vaidade, pois as coisas que anunciara não aconteceram.

Instalou-se ao leste da cidade e ficou observando-a para ver o que aconteceria, talvez ainda frustrado  por suas predições não terem acontecido.

Deus então fez crescer uma  mamoneira a seu lado e Jonas ficou muito feliz. No dia seguinte “ “Deus mandou um verme que atacou a mamoneira e esta secou.”

Jonas ficou muito triste e pediu a morte de novo.

“E o Senhor disse : 

“ Tu tens pena  da mamoneira, que não lhe custou trabalho e que não fizeste crescer, que em uma noite  brotou e em uma noite pereceu. Eu não deveria ter pena de Nínive, a grande cidade, onde há mais de 120.000 pessoas que não distinguem entre a direita e a   esquerda*,  assim como muitos animais?””
*Seriam como crianças, sem grande conhecimento.

Terminada e leitura, pensei :

Bela historia, mas não tem nada a ver comigo. (talvez o sono já estivesse entorpecendo meu entendimento...)

Então resolvi abrir mais uma vez a Biblia, só desta vez na parte do  Novo  Testamento, pois quem sabe no Evangelho do Mestre teria alguma mensagem para mim?

Assim fiz e abri ao acaso nessa parte e abertura caiu em Mateus 12.

Não acreditei no que estava vendo.

 De novo apareceu um tópico para o qual jamais havia atentado! (e leio bastante a Bíblia e o Evangelho)

Adivinhem qual mensagem estava em destaque?

O SINAL DE JONAS!!!!  (Mateus, 12,v 38)

Li e reli o trecho, maravilhado, porque senti o apoio espiritual que estava recebendo.

Mas o sono me venceu e decidi estudar mais profundamente a mensagem no dia seguinte, que é hoje, domingo, enquanto escrevo estas linhas.

Disse Jesus, referindo-se aos escribas e fariseus :

 “Esta gente adultera pede um sinal, mas não lhe será outro sinal que não o do Profeta Jonas.”

E mais adiante :

“No dia do juízo, os nínivitas vão levantar-se contra esta geração e condena-la. É que se converteram com a pregação de Jonas e aqui está alguém maior do que Jonas.”

Então você que está me dando a alegria de ler estas linhas, o que pensa disto tudo?

Quais ensinamentos você pode tirar com Jonas?

Será que estamos atendendo à vontade de Deus, ou ainda precisamos ir para a barriga da baleia, para aprendermos que não adianta fugirmos?

Será que somente nessas circunstancias, presos no escuro e com a água até o pescoço, recorreremos à oração sincera e retomaremos o caminho indicado por Deus?

E qual é esse caminho para Nínive?

Jesus disse “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”

Então pegue agora o seu Evangelho e comece sua caminhada.

Será que precisamos de mais avisos?

Ou vamos aguardar o Juízo de nossa própria consciência nos condenar a mais choro e ranger de dentes? (Mateus 13, v 49/50)

E veja, mais uma vez, nos é dito que sempre é tempo de retomarmos o caminho, recomeçarmos.

Como?  Pela prece e o arrependimento sincero e produtivo.

Não bastaria a Jonas, se arrepender pela fuga, mas sim completar a missão, sem olhar para trás!

E depois, cuidado com a vaidade, orgulho, etc....para não ser pego de novo, como Jonas que precisou da lição da mamoneira....e ressalte-se a paciência de Deus !

Façamos o mesmo....

Inclusive indo a Nínive pregar que a hora é chegada.

Nínive ? onde ? Em todos os locais, em todas as cidades, na internet,  por todos os cantos.

É preciso que as pessoas acreditando na mensagem se transformem e se salvem, antes que seus espiritos sejam transferidos para outros planetas mais primitivos e percam este "paraiso" material que contruimos na Terra.

Mas haverá tempo ?

Sempre há. Os de Nínive tiveram 40 dias e se salvaram....os ultimos chamados serão escolhidos....

Façamos o que Deus e Jesus nos pedem. Depois a cada um caberá a escolha.

Obrigado Jonas, obrigado Mestre Amigo!

Mario Arcangelo Martinelli







Share/Bookmark

Comment (1)

Caro Mário,

Estou muitíssimo feliz em lê suas belas e sábias palavras. Acabei de descobri que meu amigo é meu irmão em cristo.
Mas uma vez o Senhor Jesus me surpreende em colocar pessoas maravilhosas em meu caminho.
Rogo ao nosso querido mestre que continue te iluminando e abençoando você e família ricamente.

Fique com DEUS!

Abraço,

Valmir Cavalcanti

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...