DISSE A GLOBO : RIO BANGLADESH DE JANEIRO

quinta-feira, novembro 11, 2010 10:34 PM Postado por MAM
Marcadores: , , , , , , , , , , , , ,

DISSE A GLOBO : RIO BANGLADESH DE JANEIRO

Mas temos uma proposta,  por Mario Arcangelo Martinelli


A TV Globo mostrou no “Bom dia Brasil” de hoje, dia 11 de novembro de 2010, que a tuberculose, doença totalmente vencida no mundo, com as exceções de sempre, tem os maiores índices de incidência no Rio, em níveis superiores ao de Bangladesh.

A reportagem mostrou também que as condições de salubridade da favela da Rocinha (e das outras) são precaríssimas.

Habitações das partes baixas não recebem sol e, às vezes, nem a luz do dia...

A humidade domina as paredes...e a higiene ?  hummmm.....

A tuberculose se espalha à vontade....

Então ficamos pensando, o que fazer ?

A população fica esperando...o Sergio Cabral, foi eleito e reeleito por quem ? o Lula não resolveu com o Pro-Casa...mas elegeu a Dilma.... o povo espera, espera, paciente ou ignaro...
.
Nas favelas e cortiços de São Paulo e de outras grandes cidades, a Tuberculose só  não invade porque elas não têm a verticalização dos morros cariocas.

E aí Alckmim, Anastasia, Jacques Wagner, Cid Gomes e demais ?

Já é hora de se resolver essa questão grave de moradia nas grandes cidades.

Temos uma proposta:

Os Governos (municipal, estadual, federal) desapropriam as áreas, ou se já forem áreas públicas, abrem licitação para venda das áreas ocupadas para incorporadores de grande porte, para que, no lugar das favelas, façam empreendimentos imobiliários para venda no mercado normal.

Antes, porém, deverão, em pagamento,  viabilizar a construção de conjuntos habitacionais para uso dos moradores das favelas, que poderão ocupar as moradias, por prazo indeterminado, mas não vende-las.

As favelas, geralmente, estão localizadas próximas a bairros valorizados, como a zona sul do Rio e o Bairro do Morumbi em São Paulo, entre outros.

O BNDES poderá financiar as etapas, até a venda final das unidades dos novos empreendimentos.
Afinal, no site do BNDES, consta :
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresa pública federal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental.

Para dar certo, a remoção teria que ser obrigatória, pois, é claro, a resistência de sair desses locais hoje insalubres vai ser grande, seja pela população, que prefere sacrificar suas crianças, a sair da proximidade dos bairros “chiques” ou da praia. Seja pelas estruturas da delinqüência que usurpam e exploram essas comunidades.

Alguém tem uma idéia melhor? ótimo !

Apresente e vamos divulgar aos governantes “deste país”!

MARIO ARCANGELO MARTINELLI



 Declaração Universal dos Direitos Humanos :

Artigo 25, parágrafo 1º Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.


 A realidade :

 O crescimento populacional, a migração para as áreas urbanas, as necessidades contraditórias pelas terras existentes e os recursos naturais e financeiros insuficientes resultam no aumento dos sem-abrigo e de habitações inadequadas. Em todos os países homens, mulheres e crianças dormem nos passeios, debaixo de pontes, em carros, estações de metro, parques públicos, guetos e barracas ou ocupam edifícios abandonados. Segundo as estimativas das Nações Unidas, mais de 100 milhões de sem-abrigo e mais de mil milhões de pessoas no mundo inteiro vivem em habitações inadequadas.


Share/Bookmark

Comments (0)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...