QUEM APOSTA NO DOLAR A PREÇO BAIXO ????

sexta-feira, dezembro 11, 2009 11:56 PM Postado por MAM
Marcadores: , , , ,




Editorial: A questão cambial brasileira


(EFC CONSULTORES)

Gradual mas inexoravelmente, o Brasil está virando um país exportador de commodities e perdendo competitividade industrial para o resto do mundo. Estamos cada vez mais sendo invadidos por produtos chineses, coreanos, taiwaneses e até mexicanos (automóveis). Nossas indústrias estão lentamente sendo erodidas por essa invasão, que vai de brinquedos a sapatos, de produtos eletrônicos a equipamentos e ferramentas, de auto-peças a componentes para motores, enfim, em todo o parque industrial brasileiro.

Quem estuda diabetes sabe que a progressão dessa doença é silenciosa, mas irreversível, afetando paulatinamente os sistemas nervoso, muscular, sensorial. O doente de diabetes, especialmente o de diabete em adultos, quando percebe sua condição pelos sintomas, já é tarde demais. Muitos ficam cegos, têm os pés amputados, sofrem enfartes.

Os efeitos do real supervalorizado têm uma progressão similar a essa doença maldita: a erosão de nossas empresas caminha inexoravelmente para deixarem de produzir e passarem a importar, consequencia do câmbio flutuante e da decorrente valorização do real.

O governo se diz impotente, quer no Ministério da Fazenda, quer no Banco Central. Isso me lembra um banqueiro nova-iorquino, que, sendo visitado por mim, me disse há alguns anos: “Who cares about Brazil?” É o caso de dizer em relação aos nossos dirigentes “Who cares about the exchange rate?” Ninguém de fato se preocupa com esse fato, largando para a teoria da “mão invisível” de Adam Smith a eventual reação da cotação do real. Mas o fato é que não só perdemos mercados para os quais exportávamos mas perdemos a competitividade industrial, que é a raiz de todo o progresso dos países.

Se fossemos considerar o critério do poder de compra, e fizéssemos uma comparação do preço do BIGMAC, sanduíche que é vendido igual em 161 países, nos teríamos que desvalorizar real em 25% em relação ao euro, 53,1% em relação ao dólar, 69,4% em relação ao Yuan chinês. Para competir com os chineses, nosso real deveria valer US$ 2,91 e não os atuais R$ 1,71[1]. “Who cares about”?






OPINIÃO HORA DA VERDADE / MARIO ARCANGELO MARTINELLI :


Analise curta e objetiva da EFC (*). Muitos " especialistas"  fazem coro ao otimismo eleitoeiro do governo e surfam nas ondas da valorização do Real e da Bolsa....mas, quem tem olhos de ver, sabe do perigo dessa bolha, verdadeira bomba relogio.


Atenção amigos, cuidado ! Quando menos esperarem ...BUM....a bomba explode e o Dolar dobra de preço....


MARIO ARCANGELO MARTINELLI




(*) Sou admirador do Eng. Carlos Coradi, um dos melhores analistas financeiros do país.


acessem www. efc.com.br e confiram....

Share/Bookmark

Comments (0)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...