Perguntado sobre o que fazer para ser feliz, o sábio Guru da Montanha do Himalaia, respondeu simplesmente que, "Para ser feliz, é preciso saber sentir-se feliz..."
PARA SER FELIZ
Marcial Salaverry
Para ser feliz, basta saber que felicidade é um estado de espírito, portanto, como tudo na vida, é algo muito relativo, e se tudo na vida é relativo, relativa também é a idéia que cada um faz da felicidade.
Pode ser dinheiro no bolso, cerveja na geladeira, roupa nova no armário. Coisinhas simples, como carro novo, iate... Namorar bastante, pois o amor tem ligação estreita com a felicidade... Mas é preciso um amor que nos faça sorrir até mesmo sem vontade de sorrir...
Pode ser o sucesso, o simples fato de se achar importante, o que, aliás, também é relativo, pois sempre existe a dúvida, se ser importante é ser conhecido, o noticiário politico policial está cheio de nomes bem conhecidos que, se podem ser considerados importantes, certamente não são felizes.
Viajar pode trazer felicidade, mas se for viagem de lazer, e não de dever...
Na verdade, ser feliz é ser gente, é ter vida. É viver sem chegada, sem partida. É sonhar, é chorar, é sorrir, é poder ser dono de seu destino. E isso é difícil toda vida, pois sempre temos obrigações com alguém... Então temos que rever um pouco esse conceito, e vamos procurar uma maneira mais fácil e coerente para ser feliz. Bem, na verdade, a felicidade é viver cercado de amor.
É espalhar amizade, para poder ter sempre o calor do abraço sincero de suas amizades.
Para sermos felizes, na verdade, precisamos de pouco. Basta-nos estar vivos e saber aproveitar as coisas boas que a vida nos oferece, sem reclamar quando não conseguimos o que queremos, pois o saber viver com o que temos, e procurar melhorar, é que pode nos fazer conseguir atingir o objetivo.
Ser feliz é ver todo dia um sorriso de criança, nem que seja seu reflexo no espelho. Um sorriso franco e honesto para a vida, é um sorriso de criança. É saber curtir uma música, um poema, o alegre abanar da cauda de um cão feliz. É ter paz dentro de si, conseguindo viver sem ódios ou rancores. É descobrir que todos os dias a vida se inicia, novamente, a cada amanhecer, faça chuva ou faça sol...
É conseguir enxergar outras pessoas, admitindo que elas também podem (e devem) ser felizes. É fazer com a vida valha a pena ser vivida, fazendo dela uma grande aventura, a maior loucura, um enorme prazer.
E, principalmente, é conseguir SER amigo, primeiro de você mesmo. Dado este primeiro e importante passo, conseguir TER e MANTER amizades duradouras ou efêmeras, mas que sejam sinceras, e que realmente tenham prazer em estar com você, em dialogar com você.
Assim, você será feliz e, mais importante ainda, fará outras pessoas felizes.
Comments (0)
Postar um comentário